As ligas de alumínio da série 2000 contêm tipicamente entre 2 e 10% de cobre, com adições baixas de outros elementos, como Al-Cu-Mg, Al-Cu-Mg-Fe-Ni, Al-Cu-Mn, etc. São ligas que podem ser tratadas termicamente e podem ser endurecidas até alcançar uma resistência similar ao aço. São por vezes referidas como duralumínio e eram normalmente usadas como ligas aeroespaciais. Esta série apresenta boa resistência térmica e maquinalidade. A introdução do cobre reduz a sua ductilidade e resistência corrosiva, o que permite que possa ser revestida com uma camada de alumínio puro.
A liga de alumínio 2A12 é amplamente usada em aplicações estruturais aeroespaciais.
MaisA liga de alumínio 2017 é principalmente usada em componentes estruturais gerais, componentes de aeronaves, presilhas, componentes estruturais para navios, componentes do setor de transportes, componentes de construção de edifícios, polias e bitolas, máquinas de parafusos e conexões.
MaisA liga de alumínio 2024 é adequada para projetos que requeiram um alto rácio resistência-peso e excelente resistência a fadiga, sedo muito usada na indústria aeroespacial, como em componentes de asas e fuselagem, rebites, peças do esqueleto, etc.
MaisA embalagem da folha/chapa/bobina de alumínio é composta por uma camada de filme plástico com uma espessura não inferior a 0.08mm, depois uma camada de espuma EPE, uma terceira camada de papel kraft PE e, finalmente, dissecante.